O Gandhi da Blogoesfera, só que ao contrário!

Não apenas um blogue, mas também uma arma de arremesso...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O 7...

Se existe problema existencial que há muito me apoquenta, é o risco que foi sobreposto ao número 7. Efectivamente, não raras vezes vemos esse número vilipendiado e escrito da seguinte forma: 7. Após intensa investigação, cheguei à conclusão que tal fenómeno é exclusivo do nosso país. Este traço sobre o 7 foi criado pelo Chefe da Repartição de Finanças de Freixo de Espada à Cinta, quando Lopes, um incansável funcionário público, lhe comunicou:

- Oh Chefe! Não tenho nada pra fazer...
- Já substituiste todos os pontos dos numerários por vírgulas como te instrui Lopes?
- Sim chefe.
- (Bolas) Então espera aí um pouco, que vou-te incumbir de uma tarefa deveras hercúlea e que só está ao alcance de poucos.

O Chefe retirou-se para o seu gabinete. Começou a delinear um esboço de tudo o que mandou Lopes fazer nos últimos tempos. A última tinha sido a história das vírgulas. Antes disso, ordenou-lhe que espremesse todas as almofadas de carimbo da repartição para substituir a tinta azul por preta. Tinha também ordenado o arranjo gráfico de todos os ofícios, passando a morada para o topo esquerdo e o logótipo para o lado direito. Retirar os borbotes da sua camisola de malha com uma pinça... O que é que poderia agora mandar Lopes fazer? Após cinco minutos de consideração chama Lopes ao gabinete:

- Lopes... Quero que tu faças uma tarefa que apenas alguém realmente único e que esteja preparado para entrar nos anais da história pode abraçar. Uma empresa tão grande que o próprio Deus não conseguiria fazer em 6 dias...
- Diga lá chefe! Diga!
- Quero que pegues em todos os documentos que contenham algarismos, seja em valores ou em datas, e que rasures o 7, desta forma 7. Assim, serás conhecido como o técnico que levou a cabo a maior revolução da caligrafia numérica árabe, desde Maomé!!!

7

- Mas isso é... Extremamente estúpido! Para que servirá tal medida?
- Estúpido?! Tás a chamar estúpido ao teu chefe?! Tás despedido Lopes. Arruma as tuas coisinhas e sai desta Repartição.

Resultado... Sobrou para o Silva a tarefa de sobrepor um traço no 7, que começou em Freixo de Espada à Cinta e se alastrou até ao Algarve. (Os Açores não contam, que aquilo já é Américas e a Madeira também não, que já é África...)

Sem comentários: